sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Energia na Célula


A célula precisa de energia para viver e para conseguir tal feito, ela precisará passar por uma série de processos metabólicos que irei destacar a seguir.
 
Metabolismo:

É um conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. O termo chamado Metabolismo Celular é um conjunto de reações que a célula sofre, essas reações são responsáveis pela síntese e degradação dos nutrientes ma célula permitindo o crescimento e a reprodução da mesma.

As reações químicas do metabolismo estão organizados em Vias Metabólicas que são divididas em Vias Anabólicas e Vias Catabólicas que por sua vez, fazem parte do processo de anabolismo e catabolismo, essas vias metabólicassão compostas por sequências de reações em que o produto de uma vira o reagente da outra. As enzimas são vitais para o metabolismo porque permitem a realização de reações desejáveis ao organismo. Algumas enzimas regulam as vias metabólicas em resposta a mudanças no ambiente celular ou a sinais de outras células.
O metabolismo é dividido em dois grupos: ANABOLISMO E CATABOLISMO.

Anabolismo:

É a parte do metabolismo responsável pela síntese de substâncias em um organismo, ou seja, a partir de moléculas mais simples podemos criar moléculas mais complexas, o anabolismo ocorre só quando há um elevado potencial energético, caso estege em um baixo potencial energético, acontece o CATABOLISMO.

 Catabolismo:

É a parte do metabolismo responsável pela degradação de nutrientes adquiridos pelos seres vivos para obtenção de energia.

Estágio do Catabolismo:
1º Digestão: 

Faz a degradação dos nutrientes produzindo Acetil-coenzima A, que será um dos fatores principais para a formação do ATP.
Fig.1. Mecanismo simples de como gera o ATP.

2º Glicólise:

É a quebra da molécula de glicose, a glicólise produz ATP sem a participação de oxigênio molecular. Ela ocorre no citosol da maioria das células.
Quando a glicose entra na célula ela irá imediatamente sofrer a quebra de suas moléculas de carbono, essa quebra da molécula de glicose é chamada de GLICÓLISE. Após a glicólise, o resultado final da via glicolítica ser';a duas moléculas de PIRUVATO, qie por sua vez irá ser lançada na mitocôndria ou cloroplasto para a sua conversão. O piruvato é convertido em CO2 e em acetil-coA, que será utilizada para a formação de ATP.
Fig.2. Glicose em direção à mitocôndria.

3º Formação de ATP:

Vou explicar brevemente a formação de ATP, dessa maneira vocês poderão entender melhor.

Para pode haver ATP, o corpo produz primeiramente ADP (adenosina DI-fosfato), o ADP é um grupo ribose com dois grupos de fosfato (P) ligados á oxigênio (O2). Quando a molécula ADP sofre uma hidrólise na  ligação do fosfato, o ADP vira ATP por conseguir transferir a molécula de fosfato do ADP para o ATP, ou seja, primeiramente precisa haver uma reação catalítica no ADP para a molécula de fosfato ser aderida á molécula que irá virar ATP.

Fig.3. Ciclo do ATP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário