quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Biomoléculas


O que são as biomoléculas?
Biomoléculas são compostos químicos sintetizados por seres vivos e que participam da estrutura e do funcionamento da matéria viva. São na maioria compostos orgânicos, cujas massas são formadas em 97% de C, H, O e N (Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Nitrogênio), ou seja, são as proteínas, glicídios, lipídios, DNA etc.

De acordo com Haldane e Oparin, as biomoléculas originaram-se através dos  raios ultravioleta do sol, do choque de moléculas e dos relâmpagos, há bilhões de anos atrás.
Principais Biomoléculas:
Água: principal biomolécula, responsável por 70% do peso total de uma célula, além de ser o principal constituinte da célula, desempenha um papel fundamental na definição de estruturas e funções.
Proteínas: Constituem a maior fração da matéria química física, são as macromoléculas mais complexas e possuem inúmeras funções na célula.
Ácidos nucléicos: São as maiores macromoléculas da célula, são os responsáveis pelo armazenamento e transmissão da informação genética.
Carboidratos: São os principais combustíveis celulares, possuem também função estrutural e participam dos processos de reconhecimento celular.
Lipídios: Formam a nossa principal fonte de armazenamento de energia assim como desempenham importante função na estrutura da membrana biológica, são hidrofóbicas, ou seja, não são solúveis em água.
As biomoléculas são dividas em Macromoléculas e Micromoléculas:
Macromoléculas: São moléculas que dão origem às micromoléculas (moléculas menores).
Micromoléculas: São moléculas menores que derivam da quebra das macromoléculas (moléculas maiores).

EX:
Fig.1 Esquema de macromoléculas e micromoléculas.
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário